Releases

Embalagens do Café Favorito serão produzidas com Plástico Verde

02/10/2018 14:02

A resina renovável é produzida a partir de cana-de-açúcar e 100% reciclável

A Braskem será fornecedora de Plástico Verde para a tradicional marca carioca Café Favorito. Primeiro polietileno de origem renovável a ser produzido no mundo, a resina será aplicada nas embalagens para café almofada de 500g. 
"Anualmente, produzimos mais de um milhão de toneladas de café, vendido principalmente nas regiões dos Lagos e Serrana e no sul do estado do Rio de Janeiro. O uso do Plástico Verde em nossas embalagens reforça nosso esforço na busca de uma atuação sustentável", explica Adriana de Oliveira, diretora comercial do Café Favorito. 

Feito a partir da cana-de-açúcar, um dos principais diferenciais do Plástico Verde é sua contribuição para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, ao capturar 3,09 toneladas de gás carbônico durante seu processo produtivo. Vale ressaltar ainda que, por ser 100% reciclável, o CO2 que é capturado em sua produção permanece fixado durante todo o ciclo de vida do produto final. 

Atualmente, mais de 150 marcas mundo afora já adotaram o Plástico Verde em embalagens para os mais diversos segmentos, como alimentício, higiene pessoal e bens duráveis. Com as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade do polietileno de origem fóssil, a resina renovável pode ser utilizada nas mesmas cadeias produtivas do plástico e da reciclagem convencionais.

A embalagem do Café Favorito utilizará o selo I'm greenT para que o consumidor possa reconhecer a aplicação do Plástico Verde em sua composição. "Para conquistar o diferencial do uso do selo, o produto precisa conter, ao mesmo, 51% de material renovável. A avaliação é feita por meio de um teste de verificação de carbono 14, o mesmo feito para saber a idade de materiais fósseis encontrados no mundo", explica Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

Maior produtora mundial de biopolímeros, a Braskem produz polietileno de origem renovável desde 2010, no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). Com capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano, esta é a maior unidade industrial de eteno derivado do etanol do planeta. 

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA  
www.linkedin.com/company/braskem 
www.twitter.com/BraskemSA 

Sobre o Café Favorito
O Café Favorito nasceu em Vila Redonda, no Rio de Janeiro, desenvolvido por Euzébio de Oliveira Talles no ano de 1946. A bebida que era servida aos moradores vinha de trem das cidades mineiras. A palavra "favorito" se deu por conta das enormes filas que a população fazia para comprar o saco de café do Sr. Talles. Juntos, o Café Favorito e o Café Faraó, outra produtora de café dos mesmos proprietários, possuem um faturamento na casa dos 100 milhões e possuem cerca de 200 funcionários. Para 2018, a empresa visa um crescimento de aproximadamente 20%.

Informações para imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 
Fernando Rubino - (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br 
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Uly Campos - (55 11) 3643-2714 uly.campos@cdn.com.br